Sobreiro (Quercus suber L.)

10-05-2016 13:12

Figuras: Sobreiro centenário no litoral alentejano (esquerda). Inflorescências masculinas de Quercus suber (centro) e bolotas (direita). Créditos das fotos: J. Ezequiel (esquerda e centro) e Wikipedia (direita).

 

O sobreiro é uma árvore com até 25m de altura, da família Fagaceae (a mesma do carvalho e do castanheiro). Possui uma grande copa, com folhas simples, persistentes, coriáceas, de forma ovada a lanceolada, com pequenos dentes na margem. Floresce durante a Primavera, possuindo flores masculinas e flores femininas na mesma árvore. As flores masculinas são de muito pequena dimensão agrupando-se em pequenos cachos caducos. As flores femininas são quase esféricas e dão origem aos frutos, que são as conhecidas bolotas. É uma árvore facilmente identificável pelo seu tronco revestido com cortiça (casca). É mais abundante no Sul e interior do País (em clima Mediterrânico).

O sobreiro, à semelhança de outros carvalhos, pertence ao género Quercus, sendo uma importante espécie das nossas florestas nativas, razão pela qual a associação ambientalista Quercus, adoptou o seu nome.

O sobreiro é uma árvore com elevada importância económica devido à produção de cortiça. O descortiçamento é normalmente efectuado a cada nove anos e não danifica a árvore, pois apenas retira a cortiça (que é um tecido morto). A cortiça é um excelente isolante natural, composto essencialmente de suberina e é facilmente reciclável e amiga do ambiente. É usado sobretudo nas rolhas das garrafas, mas também em isolamentos térmico-acústicos, pavimentos, artigos de moda, etc. Portugal é hoje o principal produtor de cortiça, com cerca de 50% da produção mundial.

 

 

 

Dr. João Ezequiel, Universidade de Aveiro

(APEEAEC)