Amieiro (Alnus glutinosa (L.) Gaertn.)

10-05-2016 13:17

Figuras: Pequeno amieiro no Baixo Vouga Lagunar (esquerda). Inflorescências masculinas (centro) e Infrutescências (direita) de amieiro. Créditos das fotos: J. Ezequiel.

 

Nesta edição vamos falar de uma árvore que pode ser facilmente encontrada na nossa região. O amieiro é uma árvore com até 25m de altura, da família Betulaceae (a mesma da aveleira e do vidoeiro). Possui folhas simples, caducas, com forma ovadas, dentadas na margem. O amieiro floresce no final do Inverno ou início da Primavera, possuindo inflorescências masculinas e inflorescências femininas na mesma árvore. Os frutos (infrutescências) lembram pequenas pinhas, sendo inicialmente verdes e ficando escuras quando maduras. As sementes são de muito pequena dimensão, sendo dispersas pelo vento. É uma árvore muito comum nos bosques ripícolas, do Baixo Vouga Lagunar.

É uma árvore muito usada para estabilizar as margens de valas ou rios. No Baixo Vouga é também usada para formar as sebes vivas da paisagem rural “Bocage”. O amieiro pode colonizar solos pobres, devido a associação simbiótica com bactérias nitrificantes (particularmente Frankia alni). Esta simbiose, semelhante à que ocorre com diversas espécies de leguminosas (como o trevo e o tremoço), permite ao amieiro contribuir para o enriquecimento em azoto, dos solos onde habita.

 

Dr. João Ezequiel, Universidade de Aveiro

(APEEAEC)